Papel e celulose: Uma indústria em ascensão

O Brasil, muitas vezes não reconhecido por isso, figura entre os maiores exportadores de papel e celulose no mundo. Este fato ressalta um cenário promissor para o setor, e somente nos primeiros oito meses de 2018, cerca de 21 mil toneladas foram produzidas, com mais de 11 mil toneladas destinadas à exportação.

A indústria de celulose apresenta características distintas que a destacam de outros mercados. As tecnologias empregadas nessas indústrias possuem um alto nível de desenvolvimento, sustentado por instalações industriais de grande capacidade produtiva e uma vasta base de recursos florestais cultivados.

No Brasil, essa indústria ganha ainda mais força, especialmente no cenário global, devido ao preço competitivo que oferecemos em relação a outros países. Este fato se deve ao menor custo de produção que encontramos aqui, impulsionado por nosso clima favorável e características específicas de nossa produção. A utilização de biotecnologia e engenharia genética contribui para nossa produtividade, especialmente na fase florestal, superando outros países.

Nesse contexto dinâmico e promissor, a melhoria na disponibilidade de equipamentos se torna estratégica, onde a eficiência na manutenção desempenha um papel vital. A disponibilidade dos equipamentos é diretamente influenciada pelos indicadores de MTBF (tempo médio entre falhas) e MTTR (tempo médio para reparo). As tecnologias contra desgaste estão em constante evolução, e existem alternativas que podem proporcionar um aumento de desempenho surpreendente, superando os 500%. Um exemplo é a aplicação de revestimentos de carboneto de tungstênio em válvulas, aumentando significativamente sua eficiência em comparação com as situações convencionais.

Estudos demonstram que um aumento de 1% na vida útil de uma peça resulta em um aumento de lucratividade de 7%. Com um cenário econômico otimista e promissor para a indústria de papel e celulose, aprimorar o indicador de OEE (eficiência global do equipamento) pode elevar ainda mais o desempenho operacional e financeiro dessas empresas.

Nesse contexto, a nossa empresa parceira, Cartamac se posiciona como uma parceira estratégica fundamental. Seu compromisso com a inovação e a eficiência contribui para elevar a indústria de papel e celulose a novos patamares. A colaboração com a Cartamac não apenas impulsiona a eficiência operacional, mas também reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade e a excelência.

E quando se trata de oferecer o melhor dessas inovações, a Thermo se destaca como a representante exclusiva da Cartamac. Conosco, você tem acesso a equipamentos com o selo Cartamac de qualidade, garantindo eficiência, confiabilidade e sustentabilidade para sua operação na indústria de papel e celulose. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos elevar sua produção a um novo patamar com a excelência representada pela Cartamac e pela Thermo. O futuro da indústria de papel e celulose está aqui.

Fale com um especialista.

Gostou do conteúdo? Fale com a nossa equipe comercial para saber mais sobre.

plugins premium WordPress